O que são as Normas NR-12?

Muito se fala das Normas NR-12 e das fiscalizações referentes a segurança no trabalho mas, afinal, você sabe o que elas são?IBAGEM

As Normas NR-12

 

unnamed

As Normas NR-12 sofreram atualizações ao final do ano de 2014. Todos os nossos equipamentos da linha Robocopy da MCI adquiridas, efetivamente, a partir de Setembro de 2015 já estão 100% regularizadas dentro das normas de segurança. Essa mudança oferece a tranquilidade durante o manuseio do equipamento e, também, agilizam o processo de fiscalização caso o cliente necessite.

Para a segurança do cliente, a MCI oferece o laudo das normas NR-12 assinado pelo engenheiro responsável pelas modificações do equipamento no ato da compra. Atualmente, no mercado brasileiro, a MCI é a única comerciante de formadoras e recheadoras que está 100% dentro das normas NR-12 e o cliente pode checar os novos equipamentos em visitas a fábrica e também em nossas feiras.

 

Explicamos alguns pontos referentes a norma que podem ser identificados pelo cliente em nossos equipamentos, confira:

1) Contatores em série dos motores: Redundância (Positivamente Guiados)
São instaladas duas peças elétricas (contatores) em série em cada um dos 2 motores, ou seja, caso haja uma falha no desligamento de uma dessas peças (contatores), a outra começará a funcionar.
Isso evita quaisquer possibilidades de que o motor funcione em caso de parada e evita também qualquer tipo de problemas de contato do operador com a máquina. As peças citadas são desenvolvidas e preparadas pelos fornecedores da marca WEG que também contam com a certificação exigida pela norma (NR-12).

2) Relé de Segurança: Botão emergência e sensores magnéticos
Usamos nas máquinas dois relés de segurança da marca SCHMERSAL com certificação na categoria 4. Um relé monitorará o botão de emergência e o outro os sensores magnéticos instalados nas partes da máquina que se movimentam. Caso qualquer um desses sensores ou botões sejam acionados, esse relés atuam e desligam o circuito elétrico, provocando a parada por completo da máquina e evitando emergências.
Os botões e os sensores da máquina também possuem duplos contatos, ou seja, caso algum deles falhe, o outro atuará. Caso nenhum dos dois contatos estejam em condições normais, o circuito elétrico da máquina não ligará.

3) Botão Rearme (Reset)
Caso haja uma parada da máquina, seja ela pelo botão de emergência ou pelos sensores magnéticos, após o problema ser normalizado, a máquina só voltará a funcionar ao apertar o botão de rearme (cor azul) e, assim, confirmar que o problema já foi solucionado.
Esse procedimento serve para que a máquina não volte a funcionar por acidente.

4) Fonte 24VCC: Comando
Todo o comando elétrico da máquina utiliza tensão baixa de 24 VCC, o que evita choques elétricos e faíscas nas comutações dos componentes.

5) Sensores: Categoria 3
De acordo com as análises de risco feitas nos equipamentos da MCI, os sensores presentes em nossos equipamentos atendem até a categoria 4, que é a categoria de maior risco, ficando, assim, acima das normas de segurança as quais nossos clientes necessitam.
6) Chave Geral positivamente guiada
Certificada pela NR-12, a chave geral do equipamento conta com local para que seja colocado um cadeado e evite a ativação do equipamento enquanto o mesmo estiver em manutenção.
7) Iluminações indicativas no painel
Todas as máquinas possuem lâmpadas indicativas onde conseguimos visualizar o funcionamento dos relés de segurança que monitoram o botão de emergência e os sensores magnéticos.
Caso haja uma falha em qualquer uma dessas condições, as lâmpadas vermelhas se acenderão.
8) Etiqueta da máquina
Na etiqueta da máquina, o cliente poderá verificar:
• CREA do engenheiro responsável
• CNPJ da MCI
• Peso do equipamento
• Número de série
• Data

 

Conheça nossos equipamentos em nossa fábrica! Ligue: (11) 4013 7222 e acompanhe nosso facebook e fique por dentro de nossos eventos!

www.mci.ind.br