Texturas, massas e recheios

28

Muitos de nossos futuros clientes tem dúvidas sobre nossos equipamentos como: “Vou precisar alterar minha receita?“, “O sabor da minha coxinha irá mudar com a máquina?“, “Será que minha massa passa na máquina?“.

Mas, afinal, o que muda com a máquina?

Texturas, Massas e Recheios

A linha Robocopy da MCI possui uma variedade de equipamentos para atender às suas necessidades. Nossa Robocopy Pratic Plus, por exemplo, é ideal para receitas de massas leves como as a base de batata. Já para aqueles que trabalham com massas mais pesadas como as a base de mandioca, temos equipamentos como a Buffet Super que contam com um acalcador para auxiliar na descida da massa pelo distribuidor.

Massas

O ponto ideal para trabalhar-se com a máquina é atingir uma textura macia e que não grude na mão. Utilizando uma farinha de qualidade você terá um melhor resultado e um melhor rendimento durante a sua produção.

Se você tem dúvidas sobre o cozimento da massa, clique aqui para saber mais.

Massas leves:

Massas leves são massas macias e que passam com uma maior facilidade pelo distribuidor de massa do equipamento. Margarinas com pelo menos 75% de lipídeos manterão a massa macia e também evitarão rachaduras em seu produto no ato da fritura.

Para as massas diferenciadas como a do bolinho de bacalhau, recomendamos acrescentar flocos de batata para que a massa não acabe “patinando” no equipamento.

Massas quebradiças:

Para trabalhar com massas que tendem a ser mais quebradiças como a da empada, deve-se trabalhar com uma massa semi podre.

Para saber quais as adaptações da massa podre para a semi podre, clique aqui.

Massas de doces:

Em massas doces como a do brigadeiro, por exemplo, é recomendado trabalhar em um ambiente climatizado e deixar a massa de um dia para o outro na geladeira. Isso tornará a massa menos “grudenta” e você não terá problemas para trabalhar na máquina. No caso do brigadeiro, é necessário que você utilize no mínimo 50% de cacau em sua massa para que ela não açucare. Tome cuidado também para que não ultrapasse o tempo do cozimento da massa de seu doce.

Recheios

Seu recheio deve ter uma textura macia, de forma que ela deslize entre seus dedos. Para atingir essa textura, disponibilizamos algumas sugestões de texturas como o Falso Bechamel, o Purê de Batata e o Catupiry / Requeijão.

Texturas

Para chegar ao ponto ideal para recheios como da coxinha você deve misturar o frango com uma das texturas citadas a seguir até que seu recheio adquira uma textura macia, ou seja, nem seca e nem pastosa.

É muito importante retirar toda a água do cozimento do frango, pois o recheio não pode estar úmido. Se o seu recheio ficar úmido, ele pode soltar água quando estiver passando na máquina.

Para dar cor ao recheio da coxinha, recomendamos o uso do colorau; o uso do molho de tomate, extrato ou até mesmo o tomate pode deixar o seu recheio úmido. Uma dica para quem prefere usar molhos ou tomate é polvilhar farinha de trigo no recheio e refogar bem, para que a farinha não altere o sabor, isso ajustará a textura do seu recheio, lembrando que ele deve ter uma textura macia.

Falso Bechamel

O Falso Bechamel é feito com a farinha de trigo e o caldo do cozimento do frango ou água. Agregando esta mistura ao seu frango, você terá como resultado final a textura do frango mais viscosa.

Requeijão/Catupiry

Para aqueles que desejam trabalhar com o requeijão/catupiry, deve-se dar preferência ao Catupiry/Requeijão de textura macia para uma melhor aderência ao frango. O requeijão ou o catupiry quando agregados ao frango, devido a sua gordura hidrogenada, ao amido e a lactose presentes nestes produtos, resultará numa textura final de maior liga. Caso você não deseje trabalhar com o sabor destes produtos, você poderá utilizar uma das outras texturas sugeridas nesta postagem.

Purê de batata

O purê de batata é ideal para aqueles que desejam ter uma aparência de salgados artesanais. Você deve adquirir o purê industrializado (flocos de batata) para que não interfira no processo de congelamento. O purê de batata in natura só deve ser utilizado para produtos de consumo imediato, do contrário, poderá deteriorar seu produto na hora de fritar. Deve-se lembrar que, para não alterar o sabor de seu recheio, você não deve acrescentar temperos neste purê. Agregando o purê de batata ao frango, você terá um recheio de frango mais solto, porém, com a textura macia necessária.

Resfriando a massa

Para o resfriamento da massa é aconselhado colocá-la sobre uma superfície de pedra como o mármore para que acelere o resfriamento da massa. Deste modo, você deverá abri-la sobre a superfície e virá-la após 20 minutos para mantê-la macia por mais tempo, evitar a formação de casca e, consequentemente, não altere o produto final.

Não aconselhamos utilizar uma superfície de inox pois a mesma gera umidade e absorve o calor, não auxiliando no processo de resfriamento e podendo, inclusive, interferir no tempo de cozimento da massa e alterar a textura.

Fritando produtos congelados

Para fritar produtos congelados, não deve-se descongelá-los para depois fritar, ou seja, frite-os ainda congelados e após a fritura, aguarde alguns minutos para servir para que a temperatura chegue ao centro de seu produto.